sexta-feira, 27 de maio de 2016



Home
As Cores e os OrixásImprimirE-mail
Da mesma forma que utilizar a cor do signo correspondente, atrai as energias do mesmo, ao utilizar as cores do orixá protetor também direciona suas energias benéficas para seus filhos.
Conheça um pouco dos principais orixás e veja qual a sua cor básica correspondente:
Fonte de pesquisa. Revista mãos de anjo, edição nº. 5. Ano 1.



EXU

O exu é o orixá dos caminhos e encruzilhadas, lugares apropriados ao seu papel de mensageiro entre os homens e os deuses e entre esses e os homens. É também o guardião dos templos, das casas e das cidades.
Suas cores são o vermelho e o negro.

OGUM

Ogum é o orixá da guerra, da agricultura e da vingança, reinando sobre o fogo que transforma o fogo dominado pela técnica do homem. Protege a todos que utilizam instrumentos de ferro, em seu trabalho, pois é o patrono da metalurgia. Tendo sido o mais antigo dos artistas, já que foi o primeiro a confeccionar objetos, tornou-se também, o protetor dos artistas plásticos.
Sua cor é o azul-escuro (no candomblé), e vermelho e branco (na umbanda).

OXÓSSI

Oxóssi é o orixá da caça (somente sacrificada por absoluta necessidade de alimentação) e da vida dos animais selvagens, protegendo os caçadores e caminhantes.
Sua cor é azul-turquesa, que é a cor do céu no inicio do dia.

LOGUNEDÉ

Logunedé é um orixá da natureza andrógina, (que reúne em si as características dos dois sexos; hermafrodito) que durante seis meses é homem e caça na floresta com oxóssi, seu pai; e nos outros seis meses é mulher, morando nos rios com oxum, sua mãe, e alimentando-se de peixes. Logunedé é uma síntese de dois orixás: oxóssi e oxum.
Suas cores são; o azul-turquesa e o dourado.

OSSAIM

Ossaim (também conhecido como ossanhã) é o orixá responsável pelas folhas medicinais - pelos remédios e pelos venenos – pelas ervas sagradas. É o rei da floresta, sendo considerado o orixá da medicina.
Os filhos de ossaim podem exercer o oficio de curandeiros, pois conhecem as qualidades medicinais das plantas e das folhas.
Sua cor é o branco rajado de verde.

XANGÔ

Xangô é o guerreiro destemido, viril e violento, senhor do raio e do trovão, do vulcão e das descargas elétricas. É considerado o orixá da justiça. E para castigar, Xangô usa o fogo e os raios. Acredita-se que Xangô castiga principalmente os mentirosos, os ladrões e os bandidos.
Suas cores são o branco e o marrom.

OMOLU OU OBALUAIÊ

Omolu, ou Obaluaiê, é o medico dos orixás e o senhor da cura, das chagas e de outras moléstias. É o dono das doenças epidêmicas, especialmente a varíola. É o orixá da vida e da morte, da doença e da cura. Sendo por isso, muito temido e respeitado.
É chamado Omolu quando representado como velho e de Obaluaiê quando moço. Seu nome Omolu, significa filho-do-senhor e Obaluaiê, senhor da terra. Omulu possui o rosto coberto para impedir a visão das chagas produzidas pela doença.
Suas cores são o branco e o preto.

OXUMARÉ

Oxumaré e o orixá do arco-íris. É o símbolo da força vital, do movimento, da ação e da transformação, da continuidade e da renovação. É um orixá andrógino, bissexual: durante seis meses é masculino, representado pelo arco-íris; e durante os seis messes restantes, feminino, e nessa fase, é uma cobra que vez ou outra se transforma numa linda deusa.
Suas cores são verde rajado de preto, ou amarelo rajado de preto.

IANSÃ

Iansã é a senhora dos ventos, dos raios e das tempestades. É o orixá que protege contra os desastres e acidentes. E que traz coragem e impulsividade. É a principal esposa de Xangô. E junto com ele, é responsável pelas tempestades, sendo que Xangô pelos relâmpagos e trovoes, e Iansã pelos ventos que os acompanha.
As cores de Iansã lembram o fogo, podendo ser vermelho ou marrom-telha.

OXUM

Oxum é o orixá que rege as águas doces, principalmente a das cachoeiras, dos rios ou as águas tranqüilas dos lagos. É a protetora do ventre, principalmente do baixo ventre.
E como Yemanjá, também esta associada à fertilidade e à maternidade, sendo que Oxum é a jovem mãe que ainda mantém algo de adolescente.
Oxum também é orixá da sexualidade. É a quem se recorre nos casos de amor de modo geral, casamento, paz no lar e também assuntos de dinheiro, já que ela é a deusa do ouro.
Sua cor é o dourado.

 YEMANJÁ

Yemanjá é o orixá das águas salgadas, a do mar e a das lagrimas da mãe que sofre pelos filhos. Assim como oxum, também é orixá da maternidade.
Além da imagem de mãe, Yemanjá é também uma mulher bela, vaidosa, que gosta de receber presentes e enfeitar-se.
Suas cores é o branco, o azul translúcido e o prateado.

NANÃ

Nanã é conhecida como o orixá da purificação, a quem se recorre nos casos de catástrofes de ordem física, material e espiritual. Mas o traço mais característico de Nanã é a senilidade, razão pala qual é o orixá dos velhos. Dos três orixás das águas – Nanã – Yemanjá e Oxum – ela é a mais velha.
Nanã mora nas águas paradas, nos pântanos, na lama, lembrando o barro primordial com que o mundo foi moldado.
Suas cores são o branco listrado de roxo ou o branco listrado de azul.

OXALÁ

No Brasil, Oxalá é considerado o governante de todos os orixás e do mundo.
Está associado à pureza e à justiça, assim como à figura respeitosa do velho patriarca. É o pai da criatividade e da fecundidade. O mais forte e mais potente de todos os orixás. O senhor das águas brancas da purificação. Apresenta-se com duas personalidades, a do homem idoso e maduro, Oxulafã, e a do jovem impetuoso, Oxaguiã.
Sua cor é o branco (pois é soma do todas as cores).

SENHOR DAS MATAS (OXÓSSI)


Instituto Cultural Sete Porteiras

11:13 (Há 4 horas)


Instituto Cultural Sete Porteiras do Brasil
Av. Tiradentes, 1290 - próximo ao metrô Armênia
central@seteporteiras.org.br
(11) 3313-5253 - (11) 2089-0327
 
Não foi viajar no feriado?
Que tal participar de uma super confraternização cultural e musical Umbandista?

É amanhã (28/05) a partir das 13h na Loja Sol de Aruanda em São Paulo, ao lado da estação Metrô Jd. São Paulo.

Participação e apresentação de diversas curimbas, churrasco na faixa e a presença de grandes nomes do trabalho Umbandista.

Vem com a gente!
Sol de Aruanda - Avenida Leôncio de Magalhães, 846.
      [Orixás na Umbanda]
CLIQUE AQUI E PARTICIPE!

Promoção "Meu Amor pelo Orixá"

Quer concorrer a uma bolsa integral?
Saiba como ganhar bolsa integral do curso de Orixás na Umbanda e ainda ter seu texto publicado no Blog Umbanda EAD e site Umbanda, eu curto!
SAIBA MAIS!
CLIQUE AQUI E PARTICIPE!
Copyright © 2016 Colégio Pena Branca, All rights reserved.


Descubra ospontos Rsicados com Alexandre Cumino- Curso

    Descubra os segredos do Ponto Riscado com Alexândre Cumino! Alexândre Cumino é médium, sacerdote de umbanda, ministrante de Teologia de...