QUA, 4 DE MAIO, 2016
Shaman – O termo original saman vem justamente do verbo “conhecer” na língua siberiana manchu-tungus, significando “aquele que conhece” ou, simplesmente, “feiticeiro”. Em português (ou melhor, tupi), o exato equivalente seria “pajé”.
A definição clássica de xamanismo – “técnicas arcaicas de êxtase” – pertence ao filósofo romeno Mircea Eliade (1907-1986), especialista em História das Religiões e um dos vários estudiosos que ficaram impressionados com o modo como as práticas xamânicas se reproduziam identicamente entre nativos de regiões tão distantes quanto Sibéria, Austrália e Amazônia.
Fonte: Revista Super Interessante, Ed. Abril.
Escolha do Xamã
Esse é o assunto do segundo bloco da primeira aula do curso deXamanismo Tradicional da plataforma Umbanda EAD. Nessa aula o tutor William Nuvem Branca destaca algumas formas com as quais uma pessoa pode se tornar xamã. Confira abaixo algumas delas:
Hereditariedade
Nessa modalidade o xamã recebe a incumbência de sua vocação portransmissão hereditária, ou seja, dentro de sua família já existe a presença de um xamã que é responsável por aquela comunidade. No caso desse líder espiritual vir a falecer ou se tornar de alguma forma incapaz de dar continuidade ao seu trabalho a tarefa precisa ser repassada a outro integrante da tribo, configurando assim a transmissão hereditária da vocação de xamã.
Nesse contexto nem sempre é da vontade do indivíduo receber a responsabilidade se tornar xamã, entretanto, a escolha dele é feita com base em suas vivências, por exemplo, uma pessoa que conhece os cantos e danças, tem habilidade no manejo das plantas e possui uma relação mais próxima com o/a xamã “regente” da tribo é um “candidato” forte a esse chamado.
Em alguns clãs também vive-se a experiência de se ter uma visão. O tutor William Nuvem Branca fala sobre isso citando as obras do filósofoMircea Eliade onde ele conta que em algumas comunidades o xamã que não tem a visão pode ser submetido a sacrifício, e por isso alguns deles no momento do relato contam alguma coisa do que ele experenciou durante a cerimônia, mas que não necessariamente ele realmente teve essa visão.
Vocação espontânea
Nessa modalidade o xamã pode ter uma visão, e então nesse aspecto isso acontece naturalmente, ao contrário do que citamos no item anterior. Sonhos e profecias também configuram o “chamado” que algumas pessoas recebem dos espíritos para desenvolver o trabalho xamânico, no entanto existem componentes que recebem esse chamado apenas pela percepção de seus sentimentos, podemos dizer que isso se assemelha a intuição (sentir) ou a inspiração (comunicações sutis do astral) mediúnica.
Vontade Própria
Bom, mas para quem nunca recebeu os chamados de nenhuma dessas formas já citadas existe também quem busca o treinamento xamânicounicamente pelo interesse nesse modo de vida. E a partir disso ele começará sua jornada, buscando conhecimento, vivendo próximo a xamãs e assim por diante.
Vale destacar que algumas comunidades consideram que esse xamã não possui a mesma força espiritual de quem realmente recebeu o chamado por meio da comunicação com as divindades ou pela hereditariedade e isso vai variar de cultura para cultura.
Quer saber mais sobre as técnicas xamânicas, treinamento, poderes, relação com as ervas e animais dentre outros assuntos? Acesse owww.umbandaead.com.br clique em ‘descrição do curso’ e conheça o cronograma de aulas do curso de Xamanismo Tradicional. Inscrições abertas para turmas de Maio e Junho.
Texto: Júlia Pereira
Imagem: Sitio holístico Terra Crystal
Umb_EAD_2014