Dicionário de Umbanda
A
ABAÇÁ - Templo,
tenda, terreiro de Umbanda
ABACÊ - Cozinheira que prepara as comidas de
Santo, no culto Gegê
ABADÁ - É o nome dado a uma túnica larga e de mangas
compridas, usada nos terreiros pelos homens.
ABALÁ - Comida muito semelhante
ao acarajé.
ABAÔ - Quer dizer um iniciando do sexo masculino,
desenvolvendo-se mediunicamente no terreiro de Umbanda
ABARÁ - Comida dos
pretos africanos como seja bolo de feijão, que vem enrolando em folha de
bananeira.
ABEDÊ - É o leque de Oxum, quando feito de latão.
ABÔ dos AXÉS
- Água contendo ervas maceradas, não cozidas, e sangue de animas sacrificados no
terreiro.
ABRIR A GIRA - Significa o início ou abertura dos trabalhos nos
terreiros de Umbanda.
ABROQUE - É um manto usando somente pelas mulheres
durante uma sessão.
ACAÇÁ - Comida originária da África, com aparência de
bolo de angu de arroz.
ACARAJÉ - Comida de santo feita na base de feijão
fradinho com pimenta malagueta e outros temperos. Comida de Iansã.
ACENDE
CANDEIA - Planta muito utilizada para banos conhecida também como
Candeia-Mucerengue
ACHOCHÔ - Nome dado à uma comida de Oxossi
ADARRUM - É
o toque feito seguidamente pelos atabaques quando da invocação dos protetores
para incorporarem nos mediuns.
ADEJÁ - É uma campainha (sino) usada nas
cerimônias de terreiro.
AGÔ - Significa pedir licença ou permissão, em outros
momentos em que este termo traduz perdão e proteção pelo que se está
fazendo.
AGURÊ - Toque em ritmo muito lento para chamar Iansã
AIA - Toalha
branca para uso em terreiro
AIOCÁ - Referente a Iemanjá e ao fundo do mar.
Ver AIUKÁ.
AIUKÁ - Fundo do mar. Também se diz os domínios de Iemanjá (Rainha
do Aiuká).
AJUCÁ - É a festa da Cabocla Jurema entre os capangueiros. Nessa
festa há defumações no terreiro, bebidas e comidas, tudo com a finalidade de
duplicar a proteção no terreiro e gerar mais fartura nas casas dos filhos de
fé.
ALDEIA - Povoado de índios. Tratando-se de terreiros, esta palavra quer
dizer a moradia dos espíritos de caboclos na Aruanda.
ALGUIDAR - Bacia de
barro usada para entregas, ascender velas, deposito de banhos, entrega de
comidas e defumação.
AMACI - Líquido preparado com o suco de diversas
plantas, não cozidas, e que tem muita aplicação na firmeza de cabeça dos
médiuns. O principal banho para a o ritual da “lavagem de
cabeça”.
AMACI-NI-ORY - Cerimonia da lavagem (feitura) de cabeça dos mediuns
(ritual equivalente a raspagem de cabeça no Candomblé).
AMALÁ - Comida de
Santo. Também se denomina a todo ritual que o umbandista ao manipular alimento
deve dispensar atenção, amor e especial carinho, fazendo por completo a
Homenagem ao Orixá.
AMOLOCÔ - Comida de Oxum.
AMPARO - Chicote sagrado
usado especialmente para afastar espíritos atrasados e maléficos.
ANGOMBA - É
a designação para um segundo atabaque.
APARELHO. Médium
ARAUANÃ - Dança
ritual africanista para quebrar demandas e trazer alegrias.
ARIAXÉ - Banho
preparado com ervas e folhas. Esse banho consta mais de 21 diferentes espécies
de vegetais. Preparado somente pelo próprio chefe de terreiro.
ARIMBÁ - Pote
de barro para guardar o azeite-de-dendê
ARIPÓ - Panela muito semelhante ao
alguidar de barro
ARUANDA - Céu, Nirvana ou Firmamento significam a mesma
coisa, isto é, a moradia daquele que é Criador de todos os mundos e de todas as
coisas. Plano Espiritual Elevado.
ARUÊ - Espírito
desencarnado
ASSENTAMENTO DE ORIXÁ - E o lugar no pegi onde é colocada a
representação de Orixá, ou do seu fetiche, ponto riscado, etc.
ASSENTO -
Termo utilizado para um local preparado para um Orixá ou Exu. Santuário
exclusivo.
AXÉ - É a força mágica do terreiro representada pelo segredo
composto de diversos objetos pertencentes as linhas e falanges. Força bendita e
divina.
AXEXÊ - Cerimônia funebre iorubana. Semelhança com a missa de 7º dia
católica.
AXOGUM - Nome dado ao encarregado de sacrificar animas quando não é
feito pelo Chefe do Terreiro. Muito comum nos cultos de candomblé nagô.
AZÊ -
Capuz de palha. Ornamento da roupa de Omulu
AZEITE-DE-DENDÊ - Óleo bahiano
extraíado do dendezeiro, sendo muito utilizado na culinária dos
Orixás.
B
BABALAÔ -
Pai-de-Santo. Chefe de terreiro. (masculino)
BABUGEM - Restos de comidas e
bebidas que sobram no terreiro. Estes restos devem ser jogados sobre o telhado
do terreiro ou despachado em alguidares, dependendo do ritual.
BACURO DE
PEMBA - Filho de Santo.
BAIXAR - Termo que quer dizer incorporação das
Entidades/Orixás nos médiuns. Esse termo designia que toda entidade que vem do
Céu, ou seja, de Aruanda, baixe do céu para a Terra.
BALANGANDÃ - Enfeites e
ornamentos. Podem também ser amuletos.
BALÊ - Casa dos Espíritos mortos
(desencarnados)
BANDA - Termo utilizado para dizer em qual linhagem está
ligado a Entidade.
BARRACÃO - Local de ritual, terreno, o terreiro
fisicamente propriamente dito. O lugar principal do terreiro.
BASTÃO-DE-OGUM
- Espécie vegetal de espada-de-São-Jorge.
BATER-CABEÇA - Ritual que quer
dizer cumprimentar respeitosamente e humildemente. Consiste em abaixar-se aos
pés do congar(altar) ou a uma Entidade Espiritual e tocar sua cabeça ao chão,
aos seus pés. Representa respeito e humildade.
BATER PARA O SANTO - ato de
percutir os atabaques usando o ritmo especial de determinado orixá.
BEJA -
Cerveja branca.
BENTINHOS - Escapulário que traz pendurado no pescoço e
contém orações, rezas e figuras de santos. Patuá.
BETULÉ - Machado feito de
pedra e de bambú para designação de Xangô.
BILONGO - Amuleto muito usado por
caçadores para proteção
BOLAR NO SANTO - início incompleto de transe que
ocorre com os médiuns não preparados.
BOMBO-GIRA - O mesmo que exu
Pomba-Gira. Denominação de Pomba-Gira em Congo.
BORÍ - ato pelo qual filho de
santo oferece sua cabeça ao orixá. Termo usado também cujo significado é
cabeça.
BOTAR NA MESA - Quando um médium atente particularmente um consulente
e através de um oracúlo (principalmente as cartas) procede a consulta e a
orientação espiritual.
C
CABAÇA - Vaso
feito do fruto maduro do cabaceiro depois de esvaziado o miolo. Utilizado também
como moringa de bebida (água).
CABAIA - Assim é denominado uma túnica de
mangas largas utilizada por médiuns e/ou cambones.
CABEÇA-FEITA - Denominação
do médium desenvolvido e que já foi cruzado no terreiro, tendo já definido seu
Orixá de cabeça. Médium que já passou pelo ritual do amaci.
CAIR NO SANTO -
Transe mediúnico de quem ainda não está preparado para incorporar.
CALUNGA -
Cemitério
CALUNGA GRANDE - Oceano, mar.
CAMBONO ou CAMBONE - Auxiliar de
Médiuns de Incorporação e o Servidor dos Orixás. O cambone é o médium que teve o
necessário desenvolvimento para poder auxiliar e entender os Guias nas
necessidades das sessões. Auxiliar de culto.
CAMOLETE - Lenço branco de
tamanho grande colocado na cabeça dos médiuns durante alguns rituais
CAMUCITÊ
- Nome dado ao altar, congar ou pegi.
CANJIRA - Lugar onde são realizados
algumas danças religiosas.
CANZUÁ ou CAZUÁ de QUIMBÉ - Terreiro, casa, tenda
espiritual.
CATERETÊ - Designação de um ritual do Estado do
Maranhão
CATULÁ - Termo usado em sessão que significa anular um trabalho
maléfico.
CAVALO - Médium dos Guias de Umbanda.
CENTRO - terreiro, tenda
de Umbanda, cazuá.
CHEFE DE CABEÇA - É um dos nomes como é designado o
Guia-Chefe do médium de terreiro que tenha sido desenvolvido e cruzado no
mesmo.
COISA FEITA - Quer dizer trabalho feito para levar o mal a alguém,
despacho maléfico, feitiço, bruxaria.
CONGAR - Altar, pegi
CORPO FECHADO -
Nenhum espírito maléfico pode incorporar no médium, ou nenhum espírito pode
trazer o mal a pessoa que tem o corpo fechado.
CORREDOR DE GIRAS -
Freqüentador que passa por vários terreiros, sem ter firmado compromisso
espiritual com nenhum deles.
CREDO-EM-CRUZ - Interjeição que traduz espanto,
admiração e repulsa.
CURIAU - Comida de Santo, despacho.
CURIMBA -
Conjunto de instrumentos musicais do terreiro. Os instrumentos que compõe uma
curimba pode ser atabaques, tambor, agogôs, chocalhos, berimbau, violões, etc.
Curimba é a orquestra de um terreiro.
D
DANDÁ - Vegetal,
espécie de capim, que exsuda um odor, muito usado em trabalhos, como banho e
defumações em ritual de Umbanda.
DANDALUNDA - Outro nome dado a Janaína,
Iemanjá, ou Mãe Dandá.
DAR COMIDA AO SANTO - Quer dizer o oferecimento de
alimentos aos orixás, seja como parte do ritual, como pagamento de algum favor
recebido.
DECÁ - Bracelete ritual que o filho-de-santo recebe após sete anos
de sua primeira saída da camarinha (Candomblé)
DESCIDA - quando as Entidades
Espirituais vão incorporar no médium
DESMACHE - Espécie de muleta usada em
alguns terreiros como instrumento de Xangô
DESMANCHAR TRABALHOS - É tornar
livre uma pessoa dos efeitos de trabalho de enfeitiçamento, como também
beneficiar alguém que tenha sido vítima de magia negra.
DESPACHAR - Entregar
ao Orixá o que é do Orixá. Despachar também é um termo usado para tudo que é
sagrado, seja comida de santo, seja qualquer objeto sacro seja entregue num
local adequado a cada Orixá.
DESPACHO - Anular um trabalho, desmanchar
trabalhos de magia negra.
DIA DE OBRIGAÇÃO - É o dia de sessão quando os
médiuns e os consulentes observam certos atos do ritual umbandista e cumprem
tudo quanto lhes é determinado pelos Guias.
DILONGA - Prato que representa
uma das ferramentas, ou melhor, um dos utensílios de Ogum.
DOBALÊ - É assim
chamada a saudação dos médiuns que possuem guias femininos.
DOLOGUM ou
DILOGUM - Guia com 16 fiosE
EBAME ou EBAMI -
Filha de Santo com mais de 7 anos.
EBI - Serpente que é representada por um
ferro retorcido, fazendo parte da ferramenta de Xangô, colocada junto com o
machado.
EBIANGÔ - Planta muito usada pelos negros em amuletos e que é tida
como portadora de virtudes mágicas, como por exemplo, afastar espíritos
maléficos.
EBIRI - Símbolo de Oxumaré
EBÔ - Despacho. Presente para Exu.
Oferta que se oferece em encruzilhadas ou em qualquer outro local.
EBÓ -
Líquido com vários vegetais não fermentados, sendo preparado para diversos
casos: Banhos, banhos para a cabeça, limpeza de ambiente, etc.. Cada ebó tem um
preparo diferente para cada situação diferente. Antes de ser usado, é benzido
(cruzado) por um Guia.
EBOMIM - Designação do médium feminino quando conta
mais de 7 anos desenvolvimento.
EGUNGUN - Materialização de encarnados.
Aparição. Evocação de Ancestrais e Espiritos Protetores.
EGUNS - Espíritos
desencarnados. Almas.
EJILÉ - Pomba que é destinada ao sacrifício com a
finalidade de ser empregada em algum trabalho.
EKEDI ou EQUÉDE - São as
auxiliares femininas das Mães-Pequenas. Ekedis não incorporam, mas tem
autoridade sobre as Entidades como uma Mãe Pequena.
ELEDÁ - Anjo da
Guarda
ELEGBÁ - Espírito Maléfico
ENCANTADO - Ser que não morreu, foi
arrebatada.
ENCOSTO - Espírito que consciente ou inconsciente, aproxima-se da
pessoas vivas, prejudicando em diversos setores da sua vida (econômica, saúde,
pessoal, familiar, amorosa).
ENCRUZAR - Ritual umbandista no início de um
período ou sessão, consistindo em fazer uma cruz com a pemba na nuca, na palma
da mão, na testa do médium e na sola do pé. Isso fecharia o corpo do médium e
protegeria, fortificaria sua mediunidade e ajuda também a estabelecer uma
ligação mais firme com os Guias Espirituais. No encruzamento dos médiuns é
entonado um canto próprio para a ocasião
ENDÁ - Diz-se a coroa imaterial que
acompanha o médium em desenvolvimento após a iniciação. Sinônimo de aura.
ERÊ
- Espírito infantil. Criança
ERÓ - Segredos e Ensinamentos revelados aos
médiuns no terreiro em seu desenvolvimento.
ERUEXIM - Rabo de cavalo, espécie
de espanador usado por Iansã
ESPIRITISMO DE LINHA - Designação dada a Umbanda
e as sessões no terreiro.
ESPIRITISMO DE MESA - Designação dada a Umbanda nas
sessões de cura por médicos incorporados.
EXÊS - Partes dos animais
sacrificados para serem oferecidos aos Orixás.
F
FALANGE - Falange
em Umbanda significa a subdivisão de Linhas onde cada falange é composta de um
número incalculável de espíritos orientados por um Guia chefe da
mesma.
FALANGEIRO - Chefe de falange. Guia Chefe.
FAZER MESA - Abrir a
sessão, abrir a gira.
FAZER OSSÊ - Cerimonia semanal que consiste no
oferecimento de alimento e/ou bebida preferida dos Orixás.
FECHAR A GIRA -
Encerrar os trabalhos no terreiro.
FECHAR A TRONQUEIRA - Ato de defumar e
cruzar o terreiro - os quatro cantos do terreiro - evitando que espíritos
perturbadores ou zombeteiros atrapalhem o culto.
FEITO - É o médium masculino
desenvolvido dentro do terreiro.
FEITO DE SANTO - Iniciação do
desenvolvimento de um médium.
FEITA(O) NO SANTO - Médium que teve o
cerimonial de firmeza de cabeça por haver completado seu desenvolvimento
mediúnico.
FILHO DE FÉ - Denominação para adeptos da Umbanda
FILHO OU
FILHA DE SANTO - Médium que se submeteu a doutrina e todo ritual.
FIRMAR A
PORTEIRA - É a segurança para os trabalhos da sessão que será realizada. Esse
trabalho pode ser simbolizado por um ponto riscado na tronqueira, uma vela
acesa, conforme critério do terreiro.
FIRMAR O PONTO - Concentração coletiva
que se consegue cantando um ponto puxado pelo Guia responsável pelos trabalhos.
O Ponto Firmado pode ser apenas cantado como também riscado ou a combinação de
ambos. Significa também quando o Guia dá seu ponto cantado e/ou riscado, como
prova de identidade.
G
GANZÁ -
Instrumento musical.
GARRAFADA - Remédio preparado por Pai/Mae de Santo, o
qual consiste numa maceração de vegetais em aguardente. A preparação dos
ingredientes são puramente naturais.
GIRA - Corrente espiritual.
Caminho.
GONGÁ - O mesmo que congar. Altar dos santos católicos e orixás
africanos.
GUIA - conta de miçangas ou de cristal ou mesmo de porcelana, da
cor especial do Orixá ou Entidade Espiritual que representa e identifica. Pode
também significar o próprio orixá, quando se trata de um preto-velho, caboclo,
bahiano, boiadeiro ou marinheiro.
H
HALO -
Luminosidade que envolve um espírito de grande elevação.
HOMEM DAS
ENCRUZILHADAS - Exú
HUMULUCU - Comida Africana feita de feijão fradinho,
azeite-de-dendê e diversos temperos. Também conhecida como Omolocum.
I
IABÁ - Cozinheira
que conhece e prepara as comidas dos Orixás. Cozinheira do culto.
IALORIXÁ -
Designação dada a qualquer mãe-de-santo.
IAÔ - Médium feminino no primeiro
grau de desenvolvimento do terreiro.
IJEXÁ - Ritual africano. Os adeptos do
Ijexá temem os mortos e apressam-se em expulsá-los dos terreiros.
IORUBÁS -
Negros africanos que falam a linguagem nagô.
IR PARA A RODA - Uma frase que
traduz o desenvolvimento da mediunidade na corrente.
ITÁ DE XANGÔ - Pedra
caída junto com o raio.
J
JABONAN - Assim
chamada a auxiliar da Babá.
JACULATÓRIA - Oração curta. Reza resumida e
fervorosa.
JACUTÁ - Denominação de altar. Casa do santo.
JESUS -
Oxalá
JIBONAN - Designação do fiscal de trabalhos do terreiro.
JUREMA -
Uma das caboclas de Oxossi, chefe de falange. Local onde todos os caboclos ficam
espiritualmente.
K
KAÔ - Saudação de
Xangô. Salve! Viva!
KARDECISMO - Um dos pontos básicos em que se fundamentam
todas as teorias espiritualistas. Decodificação do Espiritismo por Alan Kardec,
de onde originaria o nome Kardecismo.
KARMA - É a conseqüência de vidas
passadas, as quais dirigem a presente e organizam as futuras
encarnações.
KAURIS - Búzios, utilizados no jogo do delogum. Outrora também
serviram de dinheiro na Africa.
KIBANDA ou KIMBANDA - No termo, significa KIM
(gênio do mal) para BANDA (lado), ou seja, Kimbanda ou Kibanda significa o Lado
do Mal. Também conhecido como culto de magia negra, neles trabalham
exus-zombeteiros, espíritos vingativos, enfim todos os espíritos que não aceitam
Doutrinação Divina e estão ainda ligados ao lado material.
KIUMBA - Espírito
maléfico e obssessor. Espírito atrasado e sem nenhuma luz.
Zombeteiro.
L
LAÇAR O COBRERO -
É assim chamada a oração que se escreve com tinta em volta do “cobrero” para
fins curativos.
LÁGRIMAS DE NOSSA SENHORA - Além do capim e da miçanga, assim
também são conhecidas as contas de semente dessa planta para confecção de
terços, guias e outros objetos.
LANCATÉ DE VOVÔ - É o mesmo nome por que é
conhecida a igreja Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador - Bahia.
LAVAGEM DE
CABEÇA - A lavagem de cabeça é feita derramando-se o Amaci (banho preparado
especialmente para essa cerimônia) sobre a cabeça do médium, enquanto se entoa
um ponto de caboclo. A confirmação do Guia de Cabeça verifica-se após a lavagem
de cabeça, quando o Guia incorpora e risca seu ponto em frente ao
congar.
LINHA - União das falanges, sendo que cada um tem seu chefe.
LINHA
BRANCA - Linha de Guias que não cruzam com a linha da esquerda.
LINHA CRUZADA
- É quando se unem duas ou mais linhas com o fim de tornar mais forte um
trabalho no terreiro. Normalmente esse cruzamento se dá com um guia da direita
com um da esquerda.
M
MACAIO - Coisa
ruim e sem nenhum valor.
MACUMBA - Termo antigo que se denominava aos cultos
dos escravos nas senzalas. Candomblé. Depois esse termo passou a ser vulgar e
tornou-se como feitiço ou culto de feiticeiros.
MACUMBADO -
enfeitiçado
MADRINHA - O mesmo que Mãe de Santo, Babá.
MÃE D´ÁGUA -
Iemanjá.
MÃE de SANTO - Médium feminino chefe ou dirigente de terreiro,
Madrinha, Babá.
MÃE PEQUENA - Médium feminina desenvolvida e que substitui a
Mãe de Santo. Auxiliar das iniciandas (iaôs) durante o seu desenvolvimento
mediúnico.
MALEME ou MALEIME - Pedido de socorro, de clemencia, de auxilo ou
ajuda, de misericórdia. Podem vir em forma de canticos ou preces pedindo
perdão.
MANIFESTAÇÃO - Quando o corpo do médium é tomado por um Guia.
Conhecido também como transe mediúnico, incorporação.
MARAFA ou MARAFO -
aguardente, cachaça.
MAU OLHADO - Quebranto, feitiço. Doença ou mal estar
causado por um olhar mau, invejado.
MESA BRANCA - Trabalhos no terreiro
quando há incorporação apenas de médicos e enfermeiras.
MEISINHA - Despacho,
mandinga, trabalho.
MIRONGA - Feitiço, segredo, feitiço feito pelos Espiritos
Nagôs.
MISTIFICAÇÃO - É o mais importante dos casos do falso espiritismo,
pois constitui um recurso muito empregado por falsos médiuns, ou pessoas de má
fé, com a finalidade de auferirem vantagens pecuniárias e aumentarem sua fama e
sua vaidade.
MUCAMBA - O mesmo que cambone.
MUZAMBÊ - Forte,
vigoroso.
N
NAGÔ - Nome dado
aos escravos originários do Sudão, na África. Considera-se nagô como a religião
do antigo reino de Iorubá.
NIFÉ - Fé, crença na lingua iorubá
NOMINA -
Oração que é guardada num saquinho e pendurada no pescoço como amuleto para
proteção. Patuá.
NURIMBA - Bondade, amor e caridade.
O
OBASSABÁ - O
mesmo que abençoar, benzer.
OBASSALÉA - O mesmo que obassabá.
OBATALÁ -
Céu. Abóbada celeste. Deus
OBRIGAÇÕES - Festas em homenagem aos Guias ou
Orixás. São também as determinações feitas aos médiuns ou consulentes pelos
Guias com o objetivo de auxilio ou como parte de um ritual do desenvolvimento
mediúnico.
OBSEDIAR - Perseguir. Ação pela qual os espíritos perturbados que
prejudicam as pessoas levando a situações econômicas difíceis, loucura,
etc.
OBSSESSOR - Espírito pertubador ou zombeteiro que prejudica as
pessoas.
ODÉ - Oxossi. Oxossi mais velho.
ODÔ, IÁ - Saudação de
Iemanjá
OFÃ - Médium responsavel pela colheita e seleção das ervas nos
rituais.
OGÃ - Auxiliar nas sessões do terreiro. Ogã pode ser um protetor de
Terreiro ou como um Chefe das Curimbas. Ambos tem o mesmo grau
hierarquico.
OIÁ - Outro nome conhecido por Iansã
OKÊ - Saudação aos
Caboclos. Diz-se assim : Okê Caboclo! Okê Oxossi.
OLHO-DE-BOI - Semente de
Tucumã, gozando de propriedades protetoras contra cargas negativas como
feitiços, mau-olhado, inveja. Tem muitas utilidades no terreiro, desde patuás
até guia (colar).
OLHO GRANDE - Mau Olhado, inveja, malefício,
quebranto.
OLORUM - Deus Supremo.
OMOLOCÔ - Culto de origem
angolense.
OPELÊ DE IFÁ - Rosário deito de pequenos búzios e que é utilizado
para ler o futuro.
ORAÇÃO FORTE - Patuá que consiste em uma oração escrita em
pequeno pedaço de papel, que a pessoa preserva em seu poder, quer guardado no
bolso, ou dentro de um pano em forma de saquinho pendurado no pescoço a fim de
proteger-se ou livrá-la de todos os males.
ORIXÁ - Divindades africanas que
representam as forças do Universo Infinito. Espirito puro. Santo.
OTÁ - pedra
ritual, elemento e objeto sagrado e secreto do culto.
P
PADÊ - Despacho
para Exú no início das sessões ou festas, constando alimentos, bebidas, velas,
flores e outras oferendas, a fim de que os mesmos afastem as perturbações nas
cerimonias.
PADRINHO - pai-de-santo, Chefe de Terreiro.
PAI-DE-SANTO -
Zelador do Santo, Chefe de Gira, Chefe de Mesa, Chefe do Terreiro. Médium e
conhecedor perfeito de todos os detalhes para o bom andamento de uma
sessão.
PALINÓ - Cântico ou poema em louvor a Iemanjá
PÃO BENTO - Pão
ázimo ou qualquer outro tipo de pão, ao qual se dota de forças mágicas. É
utilizado em inúmeros trabalhos para diversas finalidades. Há trabalhos com pão
e vela benta para se localizar num rio ou no mar o corpo de uma pessoa afogada,
por exemplo.
PARAMENTO(s) - Roupas e objetos utilizados em cerimônias do
ritual religioso.
PATUÁ - Amuleto que é colocado num saquitel (pedaço de pano
costurado em forma de saquinho) e é pendurado no pescoço, ou se prende na roupa
de uso.
PAXORÔ - Instrumento simbólico de Oxalá usado pelos pais-de-santo em
trabalhos.
PEDRA-DE-RAIO - Meteorito, Fetiche de Xangô , itá
PEJI - altar,
congar.
PEMBA - Espécie de giz em forma cônico-arredondada, em diversas
cores, como sejam : branco, vermelho, amarelo, rosa, roxo, azul, marrom, verde e
preto, servindo para riscar pontos e outras determinações ordenadas pelos Guias,
sendo que conforme a cor trabalhada com pemba, pode se identificar a Linha a que
pertence a Entidade, ou a Linha que trabalhará naquele ponto.
PIPOCA - comida
de Omulu/Obaluaê. Grão de milho arrebentado na areia quente para ser utilizado
em descarrego. Descarrego de Pipoca.
PIRIGUAIA - Variedade de
búzio.
PONTOS CANTADOS - Os pontos cantados na Umbanda são preces e a
invocação das falanges e Linhas, chamando-as ao convívio das reuniões e no
auxilio dos que buscam caridade. Assim, como toda a religião tem seus canticos,
a Umbanda usa seus pontos cantados, dos quais, não se deve abusar. Esses hinos
representam e atraem forças das Falanges, para trabalhos de descarrego e
desenvolvimento mediúnico. Pontos cantados não devem ser deturpados, ou
modificados, para que sua força não se altere, uma vez alterado o efeito não
será o mesmo, podendo até ser prejudicial.
PONTOS RISCADOS - São
identificação dos Guias. Cada Guia e cada Orixá tem seu ponto riscado. Os pontos
são riscados com pemba. Mas o ponto não se resume apenas a identificação de um
guia, linha, falange ou Orixá; ele pode fechar o corpo de um médium, pois a
escrita sagrada se utiliza de magia para que qualquer espírito perturbado não se
aproxime.
PORTEIRA - Entrada de terreiro.
Q
QUARÔ - Flor
chamada Resedá possuidora de notáveis virtudes mágicas e grandemente empregada
em banhos e defumações.
QUEBRANTO - Mau olhado, feitiço, coisa feita.
Normalmente atinge mais crianças pagãs, mas pode atingir também crianças
batizadas e adultos. O quebranto é cortado com benzimento.
QUEBRAR DEMANDA ou
QUEBRAR AS FORÇAS - É anular, desmanchar o efeito de um trabalho para prejudicar
ou perturbar uma pessoa.
QUEBRAR PRECEITO - Desrespeitar as regras e hábitos
estabelecidos no ritual do desenvolvimento ou dos trabalhos.
QUEZILA,
QUEZíLIA ou QUIZILA - Aversão, antipatia, repugnância, alergia a alguma
coisa.
QUIUMBA - Espírito obsessor e pertubador.
Zombeteiro.
R
RAÚRA - Cambone.
Auxiliar nos trabalhos do terreiro.
RECEBER O SANTO - incorporar. Entrar em
estado de transe com o Guia ou Orixá
REDENTOR - Jesus Cristo
REINOS - Uma
das divisões dos mundos espirituais. Domínios dos Orixás. Alguns exemplos :
Juremá, Pedreiras, Fundo do Mar, Humaitá, etc
RESPONSO - Oração em latim para
determinado santo para se conseguir uma graça.
ROÇA - terreiro,
centro.
S
SACUDIMENTO - Ato
de realizar limpeza, lavagem e varredura do terreiro e/ou seus filhos.
Descarrego.
SAÍDA de IAÔ - cerimônia de inciação do filho-de-santo no
candomblé ou no culto Omolokô.
SANTERIA - nome da religião na América Latina.
Religião irmã do Candomblé
SAL (GROSSO) - Empregado sob diversas modalidades
nos terreiros, principalmente como banho de descarrego. Ou como descarrego do
local com um copo de água e sal atras da porta.
SALUBÁ - Saudação de
Nanã
SARAVÁ - Saudação umbandista que corresponde a Salve! Viva!
SEREIA DO
MAR - Janaína, princesa d´água. Pode representar também como Iemanjá dentro de
um contexto.
SINCRETISMO - Fenômeno de identificação dos orixás com os Santos
Católicos.